segunda-feira, 30 de novembro de 2009

1 Dezembro - Dia Mundial Da Sida



Dia um de Dezembro para quem não sabe é o dia mundial da SIDA.

A SIDA é provocada pelo virus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com o sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

O síndrome da Imunodeficiência adquirida (SIDA) matou mais de 20 milhões de pessoas nos ultomos 20 anos, até hoje não se conseguiu encontrar nem uma cura nem uma vacina eficazes para lutar contra esta ameaça que afecta pessoas de todas as idades.

Vamos nós lutar, usando o preservativo.

1 de Dezembro- dia da Restauração da Independência


EA Restauração da independencia é designada dada á revolta iniciada em 1 de dezembro de 1640 contra a tentativa de anulação da independencia do Reino de Portugal por parte da Dinastia Filipina que vem a culminar com a instauração da Dinastia portuguesa da Casa de Bragança. E comomorada anualmente em portugal por um feriado no dia 1 de Dezembro.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

16 de Novembro - Dia Mundial da Tolerância


Este dia foi instituido pela ONU em reconhecimento da Declaração de Paris, assinada no dia 12 de Novembro, em 1995.
Mais de 150 Estados apoiaram esta iniciativa, que visa promover o respeito pela diferença.

Site a visitar:

http://www.unesco.pt/cgi-bin/home.php


Filme a ver e a ponderar sobre o assunto da tolerância:

"Billie Elliot"

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sustentabilidade Ambiental: Veículo eléctrico da Renault circula hoje em Portugal



O primeiro carro eléctrico que a Renault vai pôr à venda no mercado vai rolar hoje os primeiros quilómetros em Portugal. 
Trata-se de uma versão eléctrica do Kangoo que a marca pretende vir a vender ao mesmo preço que a versão diesel.


Ao Kangoo eléctrico seguir-se-á o Renault Fluance eléctrico (que tal como o Kangoo parte de uma base já existente com motor térmico) e mais tarde o Twizy e o Zoe, estes dois desenhados e pensados exclusivamente para o mercado eléctrico.

 Apesar de a bateria ser o componente tecnologicamente mais desenvolvido num carro eléctrico - e consequentemente o mais caro - a Renault planeia vender o Kangoo eléctrico ao mesmo preço da versão com motor de combustão a diesel.

A Renault propõe três soluções para o carregamento: "o normal, que se faz em qualquer lugar onde haja uma ficha eléctrica (demora oito horas), o carregamento rápido, que implica uma infra-estrutura onde se carrega o carro em 20 minutos - com corrente trifásica e 32 amperes - e a troca de baterias numa estação de serviço em que um robot tira a bateria e mete outra carregada, em menos de três minutos", enumerou Ricardo Oliveira.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

S.Martinho


No dia 11 de Novembro realiza-se o dia de S.Martinho.
LENDA DE SÃO MARTINHO
O porquê do "Verão" de S. Martinho


O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.
Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

A história do Muro de Berlim

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital Alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. 
Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética passaram a comandar e administrar cada uma destas regiões.

No ano de 1949, os países capitalistas (Estados Unidos, França e Grã-Bretanha) fizeram um acordo para integrar suas áreas à República Federal da Alemanha (Alemanha Oriental). 
O setor soviético, Berlim Oriental, passou a ser integrado a República Democrática da Alemanha (Alemanha Ocidental), seguindo o sistema socialista, pró-soviético.

Até o ano de 1961, os cidadãos berlinenses podiam passar livremente de um lado para o outro da cidade. Porém, em Agosto de 1961, com o acirramento da Guerra Fria e com a grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental, o governo da Alemanha Oriental resolveu construir um muro dividindo os dois sectores. Decretou também leis proibindo a passagem das pessoas para o sector ocidental da cidade.


O muro, que começou a ser construído em 13 de Agosto de 1961, não respeitou casas, prédios ou ruas. Policiais e soldados da Alemanha Oriental impediam e até mesmo matavam quem tentasse ultrapassar o muro. Muitas famílias foram separadas da noite para o dia. O muro chegou a ser reforçado por quatro vezes. Possuía cercas eléctricas e valas para dificultar a passagem. Havia cerca de 300 torres de vigilância com soldados preparados para atirar. 

Em 9 de Novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. 

Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. O acto simbólico representou também o fim da Guerra Fria e o primeiro passo na reintegração da Alemanha. 




A visitar: 
http://www.dieberlinermauer.de/berlimmurohome1024/muro1/muro1.html